Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

8 Dicas para Montar e Decorar a Cozinha Americana

O estilo do projeto, assim como as melhores escolhas para piso, paredes e cores podem fazer a diferença numa cozinha americana!

Está pensando em construir ou reformar a casa incluindo uma cozinha americana? Então há muito no que se pensar! Por mais que o conceito desse tipo de cômodo seja bem simples, alguns detalhes fazem a diferença para conferir funcionalidade e integração.

Modelo de projeto, disposição de móveis, piso, revestimento das paredes, cores e acabamento são fatores decisivos para elaborar uma cozinha americana prática, bonita e que garanta mobilidade dentro do espaço disponível, ainda mais se o ambiente for pequeno.

O objetivo principal da cozinha americana é estar integrada à sala de jantar e de estar, fazendo parte da área social da casa. Isso permite maior integração entre as pessoas que convivem na casa e também com os eventuais convidados.

Em tempos contemporâneos onde a relação interpessoal está cada vez mais limitada à internet e ao mundo virtual, a necessidade de aproximar as pessoas se revela até mesmo nos cômodos da casa.

A ideia de que uma única pessoa, geralmente a mulher dona-de-casa ou uma funcionária do lar, permanecesse afastada e isolada cozinhando para a família está cada vez mais no passado! Hoje a nova ordem requer contato em ambientes abertos e interligados.

Devido a isso, o conceito de cozinha americana tem sido cada vez mais utilizado, seja através de ambientes divididos por balcões, seja pelo uso de ilhas no centro ou até mesmo com uma cozinha linear sem divisórias e totalmente integrada à sala.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esses modelos e quais são as melhores formas de decorá-los? Relacionamos algumas dicas que certamente farão a diferença na hora de montar uma cozinha americana!

 

1 – Projeto: Cozinha Americana

O primeiro passo a ser analisado é o espaço que você dispõe para a cozinha. Ambientes pequenos podem ser muito favorecidos pelo uso da cozinha americana justamente porque, sem muitas paredes e divisórias, a sensação de amplitude é maior.

Costuma-se acreditar que cozinha americana é somente aquele modelo dividido por um pequeno balcão separando a sala e a cozinha, mas o conceito real deste estilo de planejamento é que seja um ambiente integrado à sala, independente da forma.

Há opções que não utilizam divisórias para interligar a cozinha à sala:

Como decorar a cozinha americana

Somente o nível elevado do piso permite a diferenciação visual entre sala e cozinha, permitindo que os dois ambientes se situem num mesmo cômodo. (Foto: Amaza Design)

 

Cozinha americana integrada

Novos projetos trazem a cozinha completamente integrada ao ambiente, não havendo separação de cômodos. (Foto: Decor Salteado)

 

O ambiente da cozinha só é diferenciado e destacado, neste caso, pelo uso da mesma cor, tanto nos eletrodomésticos quanto no acabamento de pia e armários. Os tons fortes de laranja realçam a cozinha dentro do espaço.

Esse modelo sugere uma integração total e absoluta com a sala, onde os dois ambientes acabam se tornando um só, o mesmo. Note que neste estilo a cozinha é separada por nada: não há paredes, divisórias, balcões ou mobílias.

Uma informação importante para as cozinhas americanas, sobretudo nesse formato sem divisórias, é o uso de uma coifa. Esse item é de fundamental importância para que o restante do cômodo não armazene cheiros mais fortes como de frituras, gorduras e fumaça da cocção das panelas.

Um outro modelo de cozinha americana é o que utiliza uma ilha no centro do ambiente. Este estilo é bastante utilizado nos Estados Unidos e é um dos mais comuns por lá. Quem gosta de assistir filmes americanos possivelmente já deve ter reparado na presença desse tipo de projeto:

Bancada para Cozinha Americana

Uma bancada é colocada no centro da cozinha para refeições e outras funções. (Foto: Kitchen Design Ideas)

 

Como este projeto de cozinha trabalha com uma mesa ou bancada no meio do ambiente, é necessário que haja um espaço relativamente maior disponível no cômodo. Por isso, ambientes pequenos podem ter seu pouco espaço prejudicado por este estilo, já que a ilha se situa no meio.

A ilha pode comportar somente a bancada para refeições, bem como ser um local para a pia e até mesmo um fogão cooktop acoplado. Tudo depende do design de interior adotado e do espaço para utilização da ilha!

Ilha para Cozinha Americana

A utilização das ilhas é preferencial em locais mais espaçosos e amplos para não prejudicar a mobilidade do ambiente. (Foto: Transform Architects)

 

Aqui no Brasil, o modelo mais comum é a cozinha americana com divisória através de um pequeno balcão ou pela continuidade da bancada da pia, seguindo o estilo peninsular:

Balcão para Cozinha Americana

Balcões vazados ou fechados permitem a realização de uma pequena divisória de ambientes sem comprometer a integração e a estética. (Foto: Habitissimo)

 

Bancada da pia - Cozinha americana

A divisória pode ser aproveitada do prolongamento e da continuidade da bancada da pia. (Foto: Decoração Cozinhas)

 

Este modelo é o mais utilizado por aqui porque é o mais indicado para pequenos ambientes. Locais com pouca metragem disponível recorrem à integração de cômodos como sala e cozinha, por exemplo, para aumentar o campo visual e ter uma maior sensação de amplitude.

Mas uma vez que a cozinha está integrada a um outro espaço, é imprescindível que a decoração de ambos ornem e os ambientes conversem entre si. Para isso, algumas dicas podem ajudar!

 

2 – Utilização do Piso

Aquela ideia de que necessariamente o piso da cozinha precisa ser frio ou de azulejo está ultrapassada! Hoje as cozinhas se modernizaram e utilizam diversos tipos de pisos, como madeira, porcelanato, laminados e afins.

Todos esses podem ser aplicados a ambientes como sala de estar e de jantar tranquilamente. Então, já que estamos falando praticamente de um só cômodo, parece uma boa ideia colocar o mesmo piso para sala e cozinha, que tal?

A utilização do mesmo piso para sala e cozinha sugere a continuidade do cômodo, garantindo a integração do ambiente. (Foto: Habitissimo)

 

Piso de madeira e laminado para Cozinha Americana

Pisos como madeira e laminados podem ser aplicados aos dois cômodos, resultando numa decoração bonita e prática para a limpeza. (Foto: Homebook)

 

Claro que nada impede a utilização de dois pisos diferentes, não há problema algum nisso. É possível utilizar essa opção até mesmo para diferenciar os dois ambientes, como uma espécie de limitação de onde termina a sala e começa a cozinha, mesmo ambos estando integrados.

Tudo vai depender da impressão que você deseja causar e do estilo de decoração que você quer ter. Se a ideia for destacar e diferenciar a cozinha da sala, colocar outro piso é uma boa alternativa.

Assim como a escolha de piso é importante, é preciso pensar também nas paredes, olha só!

 

3 – Revestimento das Paredes

As paredes podem seguir a mesma linha decorativa da sala, mas um detalhe importante é a umidade característica que as cozinhas trazem em si. É um ambiente para fazer comida e lavar louças depois, então haverá o vapor das panelas, respingos de água e por aí vai.

Por isso é fundamental que as paredes atrás da pia e do fogão seja feitas com azulejos e outros tipos de materiais que não absorvam umidade e sujeira. Principalmente, que sejam fáceis de limpar, porque são áreas que acumulam gordura com frequência.

Mas isso não significa que a parede toda tem que ser feita de azulejos. Elas podem ser mescladas, contando com revestimento frio somente nessas regiões, ou também podem ser feitas com detalhes em pastilhas, mosaicos coloridos e até mesmo tijolos de vidro.

Brinque com a criatividade para dar destaque a esse ambiente! É possível utilizar também adesivos decorativos que simulam azulejos, tintas em diferentes tons e até tinta lousa, que além de ser um diferencial, pode servir como um local para anotar recados, lista de compras, contas a pagar e notas que não podem ser esquecidas.

Azulejos decorados para cozinha americana

Uma única parede destacada com a utilização de azulejos é suficiente para conter as áreas de umidade da cozinha e ainda dar um charme para a decoração! (Foto: Casa Vida e Arte)

 

Revestimento para cozinha americana

Mesclar dois tipos de revestimento nas paredes do ambiente configura um local funcional e bem decorado. (Foto: My Amazing Things)

 

Revestimento para parede - Mosaico Cozinha Americana

O mosaico colorido alegra a cozinha e contrasta com o tom único de pintura das paredes e da mobília. (Foto: Wibamp)

 

Inspire-se em mais ideias sobre isso nesse DIY especial de como decorar as paredes de forma barata e criativa!

 

4 – Luminárias

A iluminação de um ambiente é uma parte super importante em qualquer cômodo, todo mundo sabe. Uma luz com intensidade na medida certa pode fazer a diferença em um lugar e passar diferentes mensagens.

Iluminações mais claras e de forte intensidade tendem a causar um efeito de amplitude, espaço e objetividade na decoração. Já as luzes mais baixas e menos fortes geram a ideia de ambientes mais intimistas, confortáveis e relaxantes.

Cozinhas precisam contar com uma boa claridade e ser favorecidas por mais intensidade de luz na hora de preparar os alimentos. O processo de preparo da comida não pode ser prejudicado por faltar luz suficiente na hora de picar a cebola e outros alimentos, não é verdade?

Mas não podemos esquecer que as cozinhas americanas são interligadas com a sala, um ambiente que deve contar com uma atmosfera mais acolhedora e talvez só deva receber forte iluminação em ocasiões específicas.

Para resolver esse dilema, uma sugestão que conta muitos pontos extras para a estética e a funcionalidade da cozinha americana é o uso de luminárias! Quando posicionadas nos lugares certos, os focos de luz darão o charme ideal para o recinto.

É claro que lâmpadas brancas e de maior intensidade devem ser mantidas principalmente por conta do preparo do alimento. Mas, na hora da refeição, acender as luzes de luminárias suspensas, por exemplo, dá um conforto maior e um clima mais interessante ao momento.

Cozinha Americana - Pendentes para bancada

As luminárias posicionadas sobre a bancada e a ilha proporcionam um clima mais tranquilo e acolhedor para os momentos de refeição. (Foto: Habitissimo)

 

Luminárias para Cozinha Americanas

As luminárias devem contar com luzes de baixa intensidade e podem ser um diferencial interessante na decoração da cozinha integrada com a sala. (Foto: Casa Claudia)

 

Luminárias suspensas para cozinha americana

Luminárias suspensas sobre a mesa ou bancada remetem ao estilo de decoração americano e conferem charme e beleza ao ambiente. (Foto: Discover Your Home Design Ideas)

 

As luminárias podem, inclusive, dar um toque especial à decoração com os modelos mais interessantes e inusitados que você pode imaginar! Para saber um pouco mais sobre isso, confira 15 Luminárias criativas que vão surpreender você!

 

5 – Iluminação Natural e Janelas

Ainda falando em iluminação no ambiente, é importante preservar janelas e acessos de luz natural na cozinha e na sala. A cozinha, sobretudo, carece de pontos estratégicos para liberação de cheiros e para a circulação do ar.

Ninguém quer sofás, cortinas, tapetes e almofadas cheirando comida, né? Como já falamos anteriormente, uma boa coifa ajuda bastante para solucionar este problema, mas certamente uma janela por perto garantiria a passagem de ar com mais facilidade.

Portanto, se na sua casa há janelas próximas da cozinha, certifique-se de que nada impeça uma boa circulação do ar e a entrada de claridade no recinto, ok?

Cozinha Americana - Janelas e Portas

Janelas e portas próximas garantem a liberação de cheiros provenientes do preparo dos alimentos e permitem maior claridade no local. (Foto: Habitissimo)

 

Cozinha Americana - Iluminação natural

Evite que os pontos de entrada de ar e luz sejam bloqueados pela mobília, privilegiando a iluminação natural na cozinha. (Foto: Dekris Design)

 

6 – Mobília

A mobília cumpre um papel de destaque na cozinha americana, tanto para a decoração quanto para a funcionalidade. Um pouco de planejamento e atenção aos detalhes com móveis acaba fazendo a diferença para o resultado final.

O balcão, por exemplo, pode ser bem mais que um mero separador entre a sala e a cozinha. Ele pode ser utilizado como uma mesa para refeições, feitas as devidas adaptações, ou até mesmo abrigando um outro móvel, como um armário ou cristaleira.

É fundamental aproveitar todo o espaço disponível nas cozinhas americanas porque, se por um lado ela garante a integração com outros cômodos e causam a sensação de amplitude, por outro ela acaba perdendo eventuais paredes que poderiam abrigar armários e dispensas.

Então, se a sua cozinha for pequena, procure trabalhar com móveis planejados para aproveitar da melhor forma os espaços disponíveis. Isso ajuda muito na funcionalidade que a cozinha americana requer!

No campo da decoração, o céu é o limite. Cadeiras e banquetas podem ter diversas cores ou serem até mesmo transparentes. Os móveis podem ser feitos com diferentes materiais, designs dos mais variados e nem sempre eles precisam formar jogo com a mobília da sala.

Mobília para cozinha americana

Por ser integrada à sala e outros ambientes, a cozinha americana pode contar com uma decoração flexível e versátil para abranger os dois ambientes. (Foto: Muito Chique)

 

Cozinha Americana - Móveis sob medida

Quando feitos sob medida, os móveis podem ser mais bem aproveitados, tendo novas funções e utilidades na cozinha. (Foto: Habitissimo)

 

Mesa, cadeiras e banquetas para cozinha americana

Um adaptação na ilha através da inserção de uma bancada mais baixa permitiu que a cozinha ganhasse uma mesa com cadeiras mais confortáveis ao invés da opção por banquetas mais altas para o balcão. (Foto: Croqui Design)

 

7 – Bancada para Cozinha Americana

Mesmo a bancada sendo parte da mobília, achamos interessante pontuar o uso desse móvel na cozinha americana de forma destacada num tópico próprio.

As bancadas e balcões podem atuar como divisórias de um ambiente para o outro e também para garantir beleza e até mesmo um maior impacto visual ao cômodo. Há bancadas feitas em vidro, madeira, pedra, vazadas e de mil e uma formas que dão destaque à cozinha!

Bancada pequena e moderna para cozinha

A opção para esta pequena cozinha foi uma bancada menor, para não prejudicar o fluxo na passagem de pessoas, e em vidro vazada, para produzir o efeito de ampliação visual. (Foto: Viva Decora)

 

Cozinha Americana - Bancada com Cooktop

Bancadas mais largas permitem a instalação até mesmo de um cooktop acoplado, aproveitando bem o espaço disponível. (Foto: Construindo Minha Casa Clean)

 

Bancada em madeira para cozinha americana

Bancadas em madeira sugerem tons mais rústicos que se contrastam e se complementam com a modernidade dos eletrodomésticos e portáteis. (Foto: Decoration Images Ideas)

 

Bancada de vidro para cozinha americana

Para causar um efeito mais limpo e de amplitude, a bancada tomou pouco espaço com uma fina superfície de vidro e uma haste simples de sustentação. (Foto: Limão na Água)

 

Armário rústico para cozinha americana

A madeira rústica escura gera um bonito impacto em contraste com os tons claros e neutros da tintura e dos armários da cozinha. (Foto: Decoholic)

 

8 – Cores e Acabamento

Por fim, não podíamos deixar de destacar as diversas formas de uso das tintas e cores, é claro! A combinação das colorações, os contrastes entre tons claros e escuros e o casamento entre as cores de objetos, eletrodomésticos e outros itens de destaque fazem uma diferença e tanto no ambiente!

Uma cozinha americana moderna pode incluir facilmente tons fortes e cores quentes como o vermelho, amarelo e o laranja. A aplicação das cores em detalhes deixa o local mais animado e alegre.

Uma única parede, detalhes na mobília, armários e até mesmo os eletrodomésticos podem contar com linhas que combinam com a decoração escolhida para a cozinha americana. A harmonia fica por conta do contraste com as tonalidades mais claras das paredes e bancadas.

Se a opção for um ambiente mais clean e minimalista, esqueça a miscelânea de cores e recorra aos tons mais clássicos e neutros como o branco, bege, cinza e marrom, sem promover muita mistura de cores.

E aí, qual é o seu estilo?

Cozinha americana - Parede com acabamento vermelho

O vermelho em destaque na parede juntamente com o mosaico colorido na base da bancada promovem um efeito mais alegre na cozinha. (Foto: Muito Chique)

 

Mesa amarela para cozinha mericana

A combinação entre o amarelo e o preto acontece em detalhes do acabamento da mobília e nas luminárias, dando coerência à decoração. (Foto: Habitissimo)

 

Móveis de cores claras para cozinha

Os móveis coloridos em tons fortes contrastam no ambiente com o piso, paredes e móveis de cor clara. (Foto: Dekris Design)

 

Combinação de cores para cozinha

Dois elementos de mesma cor, como os armários e as cadeiras, podem conversar entre si para conferir harmonia na decoração. (Foto: Portal Globo)

 

Combinação de cores para cozinha americana

A harmonia visual pode estar na relação de tons entre objetos como eletrodomésticos, mobília e peças decorativas. Invista nas cores! (Foto: Casa com Moda)

 

por Camila Viol.

Fontes: Viva Decora | Arquidicas | Muito Chique | DCore Você | Habitissimo – Projetos