Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

7 plantas para ter dentro de casa e decorar seu lar

Trazer um pouquinho de natureza para dentro de casa transforma seu ambiente em algo muito mais aconchegante. Entretanto, é preciso atenção na hora de escolher quais plantas vão entrar, e quais ficarão do lado de fora no jardim.

Portanto, essa lista irá apresentar algumas opções de plantas que não causarão problemas dentro de casa, além de serem ótimas peças decorativas para esverdear o interior de seu lar.

Além disso, caso seu espaço não seja muito grande, você pode aproveitar essas dicas de como ter um belíssimo jardim em um quintal pequeno.

1. Antúrio

A primeira planta da lista é um clássico que aparece em várias casas. Ela é ideal para ambientes internos, pois não é muito afim de sol, preferindo estar em locais com sombra ou meia-sombra.

Plantas para ter dentro de casa: Antúrios Vermelhos
Dá pra perceber nele toda a sua resistência, porém tenha cuidado, essa planta é tóxica! (Foto: Tua Casa)

2. Ciclanto

Planta nativa da região amazônica, o ciclanto pode atingir mais de 1 metro de altura. Assim como o antúrio ele prefere locais sem contato direto do sol, com meia sombra.

Apesar da altura, seu caule é fino, trazendo uma elegância única à este arranjo. Para seu cultivo o ideal são vasos com boca larga e no mínimo 50 centímetros de profundidade, além disso, por se tratar de uma planta de regiões úmidas, são necessários regas frequentes.

Plantas para ter dentro de casa: Ciclantos em vasos pretos
Como podem ver essa espécie dá um charme à mais no ambiente (Foto: VerdeVaso)

Os vasos ainda podem ser decorados com corda sisal ou outros tipos de cachepot.

3. Árvore-da-felicidade

Diz a lenda que se você ganhar essa planta ela pode atrair a felicidade e afastar as tristezas de qualquer ambiente.

A planta pode chegar até 5 metros de altura, mas não se preocupe, isso demora em torno de 20 anos. Assim como as outras ela prefere meia-sombras, e devido seu tamanho pode ser ideal tanto para ambientes internos como externos.

Uma ideia é plantar pelo menos duas mudas dela, assim você pode levar a felicidade adiante presenteando outra pessoa.

Árvore-da-felicidade
Da pra ver que esse ambiente está bem mais feliz! (Foto: Casa e Festa)

4. Rafis

Mais uma da família das palmeiras, a rafis deve ser colocada em vasos longos para um melhor desenvolvimento. O maior diferencial dela é sua resistência ao ar-condicionado sendo a planta ideal para escritórios.

A planta não exige tanta rega, mas é interessante borrifar suas folhas com água. Entre as plantas para ter dentro de casa essa é mais fácil de ser encontrada, devido toda sua resistência ela se tornou a planta preferida dos paisagistas não requerendo muitos cuidados.

Plantas para ter dentro de casa: Rafis
Por estar presente em diversos escritórios essa planta chega a passar um ar de seriedade. (Foto: Decorfacil)

Além de ser uma ótima plantas para ter dentro de casa, pode ser utilizada no ambiente externo, como em jardins que não sejam muito grandes ou das mais variadas formas.

5. Yucca

Essa planta é muito similar à pata-de-elefante, a grande diferença, além do tamanho, é que a Yucca resiste aos ambientes internos devido suas folhas mais grosas e envernizadas. O charme da planta esta em sua base larga que vai se afunilando em direção ao topo, que está coroado de folhas pontiagudas.

Um detalhe maravilhoso dessa planta é que suas flores são muito perfumadas, e acredite, comestíveis! Falando em comida, ainda dá para ver como fazer uma mini horta dentro de casa!

Yucca plantada em vaso
Particularmente acho essa planta um charme (Foto: Cultura mix)

6. Samambaia

Outra planta clássica que pode ser encontrada em muitas casa. A samambaia está presente desde antes dos dinossauros e é uma ótima forma de decorar o interior de nossas casas.

Ela deve ficar longe do contato direto com o sol. Comumente encontrada pendurada em vasos suspensos ela é uma ótima opção para um jardim suspenso.

Plantas para ter dentro de casa: Samambaias em estantes
Essas samambaias ficaram ótimas se misturando com as estantes (Foto: Guararapes)

7. Cactos

E se você não quer se preocupar em regar as plantas, a melhor opção são os cactos. Eles encaixam super bem nos mais variados ambientes e não precisa ter medo do sol, pode deixar naquele canto cheio de luz e calor que ele vai se dar super bem.

Existem diversos tipos de cactos, dos mais pequenos aos mais grandes, sendo assim, você encontrará o cacto ideal para aquele cantinho da sua casa.

Caso opte pelos pequenos, você pode ver aqui algumas dicas sobre como fazer pequenos vasinhos para ele, olha que fofo!

Plantas para ter dentro de casa: Cactos no interior
Veja como os cactos encaixam super bem nesse estilo minimalista (Foto: DecorFacil)

Além disso, combinar os cactos com suculentas serve como uma decoração e tanto, eles ficam lindos em terrários

Depois de todas essas dicas de plantas para ter dentro casa que tal também unir o útil ao agradável e ter uma pequena hortinha, nós ensinamos também a como plantar pimentas e tomates no blog da HF Urbanismo.

Você já deve estar imaginando como ficaria a sua casa dos sonhos cheia de plantas lindas como essas. Que tal fazer o seu lar doce lar em um dos loteamentos da HF Urbanismo? Clique aqui e conheça nossos loteamentos.

Mais dicas como essas podem ser vistas em nosso Instagram!

Por Lucas Calefi Gonçalves.

Fontes: Casa Vogue | Minhas Plantas | Casa e Jardim