Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

25 Modelos de Caminho de Mesa para sua Decoração

De diversas cores, formatos, tamanhos e tecidos, os caminhos de mesa podem fazer a diferença na organização da mesa!

Quem gosta de decoração e momentos de refeição agradáveis sabe que montar uma mesa bonita é uma arte! A mesa posta para um evento ou até mesmo para situações comuns do dia a dia é algo que parece pequeno, um detalhe, mas que faz a diferença na apresentação de um ambiente.

Caminho de Mesa, também chamado por Trilho de Mesa

(Foto: Casa Claudia)

 

O caminho de mesa, também chamado por trilho de mesa, é um desses elementos que fazem o diferencial na mesa posta. Pode parecer que não, mas ele traz um charme interessantíssimo ao local e pode ser utilizado de diversas formas.

Há quem pense que os caminhos de mesa são coisa do passado, mas pode apostar que não! São diversos estilos e modelos que se encaixam em decorações que vão das clássicas e tradicionais às mais modernas. Então, nada de desuso, os trilhos são super atuais e podem ser adaptados de várias e belas maneiras.

Selecionamos aqui 25 modelos de caminhos de mesa que vão surpreender e conquistar você!

 

1 – Caminho de mesa Rendado

A renda é um dos tecidos mais tradicionais quando se trata da composição dos caminhos de mesa, mas nem de longe podemos dizer que é feio e destinado a itens antigos. Ao contrário, a renda confere delicadeza e muita elegância ao recinto!

Por esse motivo, muitas vezes o trilho de mesa rendado é muito utilizados em festas e eventos que contam com mais glamour, mas nada impede que sejam utilizados também na nossa casa no cotidiano.

Caminho de Mesa

As rendas representam uma decoração elegante e delicada. (Foto: Viva Decora)

 

2 – Caminho de mesa feito com Juta ou Estopa

A juta, que é aquele tecido conhecido como saco de estopa, utilizado no armazenamento de grãos e diversos alimentos, também é um incrível material para os caminhos de mesa, sabia? O efeito causado pela rusticidade do tecido aliado ao tom neutro é uma fórmula de sucesso para conferir beleza à mesa.

Uma dica interessante é colocar alguns adereços que deem acabamento, como uma fita nas extremidades ou até mesmo barbantes que combinem com o estilo rústico do material.

Caminho de Mesa de Juta ou Estopa

A rusticidade do tecido em juta é um charme a mais na organização da mesa. (Foto: pinterest – Diana Rojas)

 

3 – Caminho de mesa Estampado

As estampas coloridas são sempre uma ótima alternativa para dar alegria e vida ao ambiente. Na mesa posta não é diferente! Se você procura dar leveza na decoração, uma alternativa bacana é investir nos caminhos de mesa estampados.

A cor da estampa pode fazer uma combinação interessante com outros elementos da mesa, como guardanapos de tecido, jogo americano ou também o Sousplat. Esse jogo de cores traz um efeito bonito e alegre à mesa.

Caminho de mesa Estampado

Para dar um toque de leveza para a decoração da mesa posta, invista no estampado! (Foto: Westwing)

 

4 – Trilho de mesa com Arranjos de Flores

Às vezes nem é necessário que o trilho de mesa seja feito com tecidos muito diferenciados para dar grande um destaque à mesa posta. Combine de forma simples, pode ser até mesmo de cor única, com arranjos de flores sobrepostos!

O resultado é uma decoração delicada e muito bonita:

Caminho de mesa com Arranjo e Flores

Combinar flores com os trilhos de mesa é ou não uma graça? (Foto: Mariee)

 

5 – Trilho de mesa Florido

Na ausência do arranjo de flores, que tal um Trilho de mesa Florido cumprindo um papel semelhante? Também vai muito bem no estilo, ainda mais quando há a possibilidade de combinar a cor da estampa com elementos da mesa.

Inspire-se!

Trilho de mesa estampado com Flores

Trilho de mesa estampados com flores traz alegria à decoração. (Foto: Pinterest – Dê Shiozawa)

 

6 – Caminho de mesa Escuro

Uma opção que nem sempre é muito convencional mas gera um impacto visual maravilhoso para a mesa é o uso dos caminhos de mesa de cores escuras como preto, cinza, marrom e outros tons. A ideia é contrastar o escuro com itens mais claros na composição da mesa ou até mesmo com uma toalha branca por baixo do caminho.

O efeito fica bem interessante, olha só!

Caminho de mesa Escuro

O contraste entre tons claros e escuros confere um charme diferenciado ao espaço. (Foto: Sach4events

 

7 – Trilho de mesa em Papel

Uma alternativa para quem deseja uma mesa bem bonita, sobretudo em eventos, sem gastar tanto é utilizar papel kraft, por exemplo. O caminho de mesa nessa composição possibilita ideias criativas, além de seu tom neutro casar com grande parte dos elementos que formam a organização da mesa.

Simples, barato e inusitado!

Caminho de mesa com Papel Kraft

Dê asas à imaginação fazendo por conta própria o caminho de mesa com papel kraft. (Foto: Pinterest – Oh Happy Day)

 

8 – Caminho de mesa Criativo

Que tal brincar um pouco com a criatividade? Com o uso do papel kraft é possível personalizar o lugar pertencente a cada um, escrever nomes, fazer desenhos, deixar as crianças se divertirem e muito mais!

Caminho de mesa Criativo

Deixe a criatividade rolar solta personalizando o local com a ajuda dos trilhos de mesa feito em papel! (Foto: By Down Nicole)

 

9 – Caminho de mesa de Vários Formatos

Os caminhos de mesa não necessariamente precisam seguir as linhas convencionais e tradicionalistas! Os tamanhos e formatos podem variar de acordo com as dimensões da mesa, materiais de composição, espaço onde se encontra a mesa e por aí vai.

Os trilhos feitos com crochê e bordados abrem mais possibilidades, já que podem ser feitos sob medida e adaptados a diferentes tamanhos e formas.

Nem sempre as linhas rígidas do retangular precisam ser a única escolha quando falamos de caminhos de mesa:

Caminho de mesa em Crochê ou Bordado

Os trilhos de mesa podem fugir ao tradicional, atuando até mesmo como centros de mesa (https://www.hfurbanismo.com.br/faca-voce-mesmo-diy/centro-de-mesa-para-eventos/). (Foto: Flavia NR Artes)

 

10 – Caminho de mesa com Barra

O diferencial da peça pode estar num simples detalhe, como, por exemplo, um caminho de mesa com barra feito em tecido. A barra funciona muito bem de forma semelhante a outros acabamentos no estilo de laços, fitas e etc.

Apesar de sutil, confere muito charme ao resultado, olha só:

Caminho de mesa com Barrinha

Detalhes de acabamento podem ser o toque diferencial que a decoração precisa para ganhar mais destaque e beleza. (Foto: Dressing Home)

 

11 – Caminhos de mesa Paralelos

Uma forma de investir na mesa posta é trabalhar a forma de organização dos itens. Ao invés de utilizar o caminho como uma espécie de decoração de centro, é possível alinhar de forma paralela alguns trilhos como se funcionassem também como jogo americano.

O uso de uma toalha por baixo complementa bem o efeito visual, dando mais destaque ao caminho. Outros elementos como sousplat e demais adereços podem ser associados também para conferir coerência e beleza à organização da mesa:

Caminhos de mesa Paralelos

Invista na forma de organizar os lugares na mesa posta! O caminho de mesa pode ser um poderoso aliado nesta tarefa. (Foto: Moda e Beleza por Eduarda)

 

12 – Trilhos de mesa Trabalhados

Tá sobrando habilidade em trabalhos manuais aí? Então aproveita para investir em trilhos de mesa trabalhados em cores, formatos, tamanhos e desenhos!

Olha só que graça esse caminho simulando flores de diferentes cores e tamanhos:

Caminho de mesa Trabalhado

O trabalhado do caminho de mesa confere um toque especial de delicadeza sobre a mesa. (Foto: Love It by Alice)

 

13 – Caminho de mesa em Patchwork

Mais uma opção para quem curte trabalhos manuais é fazer o caminho de mesa em Patchwork, uma técnica de trabalho baseada em combinar retalhos para fazer uma única composição. O resultado certamente será algo exclusivo e personalizado!

Caminho de mesa em Patchwork

A técnica de patchwork revela um trabalho particular e único que dá ainda mais brilho ao caminho de mesa. (Foto: Ateliê Vipolly Patchwork)

 

14 – Caminho de mesa de Crochê

Para quem gosta de crochê, os caminhos de mesa oferecem um mundo de possibilidades. O trabalho pode variar em tamanho, cor, formato, desenho e mais uma série de opções para conferir um estilo pessoal e particular à peça.

Caminho de mesa em Crochê

Deixe a decoração com a sua cara através das inúmeras possibilidades conferidas pelo crochê. (Foto: Dcore Você)

 

15 – Caminho de mesa de Bolinhas

Tecido de bolinhas é coisa do passado? Jamais! Na mesa posta eles ficam uma graça decorando os trilhos de mesa. A decoração fica leve, despojada e casual! Para momentos mais descontraídos e informais, é uma ótima alternativa:

Caminho de mesa de Bolinhas

O caminho de mesa estampado com bolinhas permite uma decoração alegre e divertida. (Foto: Askmi)

 

16 – Trilhos de mesa Alternados

Outra forma de dar coesão à decoração na hora de organizar uma mesa bem bonita é alternar dois tipos de trilhos de mesa, ordenados de forma paralela um ao outro. Cores graduais e tons semelhantes que sem complementam dão uma certa elegância ao espaço:

Caminho de mesa Alternado

Alternar dois ou mais estilos de trilhos de mesa gera um interessante efeito visual à organização da mesa. (Foto: Márcia Locações para Eventos)

 

17 – Caminho de mesa Preto

Já falamos anteriormente dos caminhos em tons escuros, mas especificamente o preto merece atenção. Esta é uma cor forte, que gera impacto visual e possibilita muitos contrastes e combinações, então há várias formas de aproveitar bem o preto.

Caso a mesa seja feita com materiais muito escuros, uma dica é colocar uma toalha clara por baixo dos caminhos apenas para dar o destaque que ele merece ter na composição como um todo.

Se for optar pelo uso do caminho de mesa preto, lembre-se de adequar a louça de cor clara justamente para realçar os elementos sobrepostos. Velas e flores claras também complementam muito bem o visual, até para dar um clima mais intimista ao local.

Caminho de mesa Preto

Que tal o efeito provocado pelo uso do caminho de mesa preto em contraste com a louça branca? Os guardanapos acompanhando a mesma cor do trilho complementam de forma coerente a decoração. (Foto Patrícia Junqueira)

 

18 – Caminho de mesa em Tons Neutros

Aposte no neutro! Branco, bege, preto e variações são sempre muito bem vindas para quem tem receios de que a decoração fique muito sobrecarregada. Essas cores, além de darem leveza à mesa posta, destacam os elementos de tons mais fortes.

Uma vez optando pelo caminho de mesa neutro, há mais liberdade para investir em louças coloridas, anéis de guardanapo, jogo americano e sousplat estampados e assim por diante.

O resultado é uma mesa bonita e cheia de contrastes!

Caminho de mesa em Tons Neutros

A neutralidade dos trilhos de mesa, como os feitos com tecido de juta, ajudam a destacar os demais itens coloridos da mesa. (Foto: Casa Abril)

 

19 – Trilhos de mesa Transversal

Quando falamos em sair do tradicional, não nos referimos apenas aos tecidos e formatos dos trilhos de mesa. Inove também na forma de organizar, de montar os itens que compõem a organização do espaço. O caminho colocado de forma diagonal, transversal ao comprimento da mesa, é um detalhe e cria um efeito bem interessante:

Caminho de mesa Transversal

Dê um diferencial à mesa com o uso menos convencional dos caminhos de mesa em posição diagonal, abrangendo boa parte das dimensões do espaço disponível. (Foto: Pinterest)

 

20 – Caminho de mesa de Linha

Se você é daqueles que não abrem mão do estilo tradicional e gostam de elegância e requinte até mesmo na mesa posta, o caminho de mesa feito com tecido de linho cumpre esse papel com brilhantismo!

Caminho de mesa de Linha

Assim como as rendas, o linho é um clássico que confere um glamour todo especial na hora de organizar a mesa. (Foto: Rudder Home Fashion)

 

21 – Caminho de mesa Temático

Os trilhos de mesa podem inspirar a decoração para vários momentos, sabia? Como eles têm caráter acessório, podem influenciar diretamente a temática do ambiente sem sobrecarregar e comprometer o espaço.

Assim, é possível personalizar a decoração de diferentes temas como Natal, Páscoa, Dia dos Namorados, entre outras datas e eventos, sabendo escolher um caminho de mesa próprio e característico ao momento.

Caminho de mesa Romântico

O caminho de mesa pode contribuir diretamente, através de seu estilo e cores, nas mais variadas decorações temáticas. (Foto: Blimp n2a)

 

22 – Caminho de mesa Feito à Mão

Uma ideia para fugir do convencional é fazer o próprio caminho de mesa utilizando diferentes técnicas de trabalho manual como o crochê, o bordado e o patchwork. Inspire-se e crie o que sua imaginação permitir!

Caminho de mesa feito à Mão

Longe de ser limitado ao estilo tradicional, os trabalhos feitos à mão permitem a realização de trilhos diferenciados e nada convencionais. (Foto: Tua Casa)

 

23 – Caminho de mesa para Local Rústico

O uso do caminho de mesa geralmente está associado a dois tipos de ambientes: mais sofisticados, como em eventos, ou mais simples, como na cozinha. Mas apesar da utilização mais comum ser destinada a esses espaços, nada impede que ele seja aplicado em áreas externas e mesas mais rústicas.

Mesas de madeira recebem muito bem os trilhos, ainda mais quando estes são feitos a partir de cores claras que contrastem com os tons, geralmente, mais escuros da madeira. Um arranjo de flores ou outros elementos coloridos podem complementar a composição dando um toque de vida à mesa.

Trilho de mesa Rústico

Os trilhos de mesa são super versáteis vão muito bem para mesas grandes e pequenas, seja em áreas externas ou internas. (Foto: Arrumadíssimo)

24 – Caminho de mesa em Costura

O mundo da costura permite inúmeras opções que vão das mais tradicionais às mais modernas. Os tecidos podem variar em textura, comprimento, cores, formatos, diâmetro, ter enchimento ou não e o que mais a sua imaginação criar.

Deixe as ideias fluírem e invista no seu caminho de mesa!

Trilho de mesa em Costura

Se você tem vontade, tempo e amor por trabalhos feitos por conta própria, faça o trilho de mesa ao seu estilo! (Foto: Elo7)

 

25 – Aprenda a fazer seu próprio Caminho de Mesa

Ficou com vontade de aprender como fazer o seu caminho de mesa?

Separamos um vídeo que mostra o passo a passo utilizando a técnica de patchwork:

 

Como fazer um Caminho de Mesa em Patchwork Colorido?

 

por Camila Viol.

Fontes: Westwing | Lola Home | Trololó de Mulher

COMUNICADO

Prezado Cliente,

A HF Urbanismo está ao seu lado para enfrentar o novo coronavirus (COVID-19) e a insegurança causada pela pandemia.

Esteja atento às dicas de prevenção, pois o momento agora é de conscientização e muito em breve será de superação. Queremos que você tenha certeza de que pode contar com a HF Urbanismo para manter seu investimento / sonho sem que isso se torne uma preocupação.

Por isso, você está recebendo este comunicado para ficar ciente de que a HF Urbanismo estará enfrentando essa situação junto com você e lhe concederá desconto de 10% (dez por cento), para pagamentos pontuais, no valor do próximo vencimento/parcela, bastando para tanto que faça contato através dos seguintes meios:

Email: [email protected]; [email protected];
Telefones (43) 3373-7979 e (43) 3323-6963

Acaso tenha perdido o vencimento da parcela deste mês, mas queira manter seu pagamento em dia, entre em contato para negociar a situação. A equipe da HF Urbanismo segue totalmente à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente.
Data 25/03/2020.
HF Urbanismo.