Loteamentos
e Incorporação
Av. Higienópolis, 70
Londrina - PR
Segunda à sexta-feira
8h - 18h | Sáb 8h - 12h
Atendimento
(43) 3373-7979

15 luminárias criativas que vão surpreender você

Confira ideias incríveis de luminárias, lustres e abajures para transformar sua decoração!

Já vimos como objetos e peças diferenciadas podem transformar a decoração de um ambiente. Nem sempre é necessário gastar muito pra isso, basta ter criatividade. Já pensou em modificar a iluminação da sua casa com luminárias super criativas?

Às vezes um simples detalhe pode dar um efeito visual inesperado. É o caso do que podemos fazer com a iluminação de um cômodo: acredite, ela diz muito sobre ele!

Por exemplo, se você busca dar um ar mais íntimo e acolhedor, opte por luzes de baixa e pouca intensidade. Se, ao contrário, o objetivo for ampliar o ambiente, a indicação é uma iluminação branca e forte. Isso vai dar aquele efeito amplo, clean e muito receptivo.

Cada cômodo tem uma preferência luminosa que favorece a acomodação visual. Um quarto e uma sala de TV ou de leitura, por exemplo, ficam muito mais confortáveis e acolhedores com luzes amarelas, de pouca força. A composição certa de abajures completa o ar tranquilo que esses lugares pedem, não é mesmo?

Já uma cozinha necessita de muitas luzes para uma boa prática e manipulação dos alimentos que serão feitos. A sala de estar ou jantar também pede uma iluminação intensa para o efeito de expansão do ambiente e a recepção de muita luz e brilho que os convidados devem ter nesse tipo de recinto.

E as luzes que compões esses locais não precisam ser aquelas lâmpadas simples e cruas que estamos acostumados a ver nem esses lustres comuns que todo mundo tem. Que tal inovar e deixar sua casa com uma decoração exclusiva e original?

Já fizemos isso com 28 ideias de prateleiras criativas e inusitadas, lembra? Se você perdeu essa, corre lá pra conferir o que separamos, tá cheio de sugestões interessantíssimas para sua casa!

Pra complementar o que já iniciamos, vem ver essa lista de ideias para luminárias incríveis que vão inspirar sua decoração!

 

1 – Luminária com Garrafas

É sempre bom poder trabalhar com materiais acessíveis, fáceis de conseguir e práticos, não é mesmo? E são justamente esses que a maioria das pessoas nem imagina que pode se transformar em peças diferenciadas e super originais!

É o caso de garrafas de vidro, que geralmente jogamos fora após consumir o produto. Embalagens de vinhos, sucos, água e outras bebidas podem se tornar incríveis luminárias!

 

Lustres ou luminárias de mesa coloridas

Lustres ou luminárias de mesa ficam lindos quando feitos com garrafas coloridas! (Foto Habitissimo)

 

Luestre feito com garrafas verdes de vinho

Que tal esse incrível lustre feito com garrafas de vinho? Você pode adaptar para um tamanho de menor proporção de acordo com o ambiente também. (Foto: Pinterest – Arquitetar Decorar)

 

Luminaria feito com garrafas para mesa de jantar

Como falamos no exemplo anterior, esta luminária foi adaptada ao tamanho do cômodo e ficou super charmosa, não? (Foto: Arquitetar e Decorar)

 

Quando a gente quer montar uma decoração diferente e bem bonita gastando pouco, é preciso ter criatividade. Uma sugestão é utilizar lâmpadas pisca-pisca ou luzinhas em cordão pra colocar dentro de uma garrafa comum de refrigerante, cerveja, whisky e outras bebidas.

O importante é que o vidro seja transparente e possibilite o efeito visual incrível que as luzes propiciam no interior da garrafa, olha só!

 

Luminária - Abajur feito com garrafa de refrigerante

Tem garrafa sobrando aí? Coloque luzinhas de natal dentro dela e veja que resultado criativo! (Foto: Minha Casa Minha Lida)

 

Tem muito material simples e prático que podemos transformar em luminárias, dá uma olhada nessas ideias geniais feitas com potes.

 

2 – Potes

Potes de vidro como esses que guardam alimentos em conserva, maionese e outros produtos são objetos multifuncionais. Eles podem ser usados como organizadores, vasos, porta-utensílios em cozinhas, banheiros e até como luminárias!

Aí entra o maravilhoso mundo da imaginação! Uma ideia é deixá-lo transparente com luzinhas de várias cores, brancas ou utilizar pequenas velas dentro. O modelo abaixo foi customizado com um pouco de tecido em volta do pote, detalhes recortados em formato de coração e uma velinha dentro.

Simples e de muito bom gosto, não é?

 

Pendente feito com pote para área interna e externa

Seja em ambiente externo ou interno, os potes podem ser ideais para uma iluminação acolhedora e convidativa. (Foto: Madame Criativa)

 

Você também pode decorar os potes com tintas, fazendo uma decoração mesclada de diferentes cores, ou pintar vários sendo um de cada cor, compondo um jogo colorido de luminárias.

Como geralmente utilizamos potes pequenos ou medianos, esse tipo de material não produz uma iluminação muito intensa, principalmente se a opção for o uso de velas. A indicação é o uso dessas luminárias em cômodos mais reservados e que não necessitem de muita luz.

Na área externa como jardins, quintais, sacadas e varandas também ficam um charme!

 

Luminárias - Pendente feito com pote de conversa

Potes comuns podem ser muito mais que isso, não é? O efeito das luzes por dentro é inovador! (Foto: Muito Chique)

 

Jogo de luminárias de mesa feito com potes e velas

Que tal esse jogo de luminárias de mesa feitos com potes de diferentes tamanhos e velas flutuantes sobre a água? Qualquer cômodo ganha charme com um desses! (Foto: Essência Móveis de Design)

 

Na decoração criativa é preciso apostar na ousadia. Invista no jogo de luzes, cores e combinações!

 

Decoração com luzes pisca pisca e potes

Quem diria que a simples união de potes comuns e lâmpadas teria um resultado tão bonito, né? (Foto: Colacorelinha)

 

Olha só um outro material que é barato, fácil de conseguir e ainda cria luminárias super interessantes!

 

3 – Latas

Nem sempre a gente tem dinheiro sobrando pra gastar com decoração, ainda mais quando o assunto é iluminação, né? Lustres, abajures e luminárias em lojas especializadas custam uma nota!

Se o momento agora é de segurar um pouco os gastos, então essa dica é pra você! Fazer luminárias criativas com latas, assim como com potes, pode ser a solução ideal para o seu bolso!

Mas as latas, diferentemente do modelo anterior, não são de vidro, e obviamente vão escurecer qualquer lâmpada que seja colocada dentro, não é? Sim. Mas, como já sabemos, na decoração inovar é preciso!

Para conseguir utilizar as latas, que tal fazer diversos furos produzindo a passagem da luz de dentro pra fora? Os furinhos podem ser alinhados, desordenados, formar desenhos ou o que você preferir!

 

Luminárias feito com latas

Faça a arte que quiser na lata para transformá-la numa peça de iluminação diferenciada! (Foto: Arte Reciclada)

 

Luminária de mesa feito com lata furada

Essa simples lata ganhou furos em várias partes e foi transformada numa luminária de mesa super original! (Foto: Artesanato e Reciclagem)

E a criatividade não tem limites! Duvida? Olha só o que vem por aí!

 

4 – Xícaras

Quando se fala em luminárias há um mundo de opções e variedades! Algumas delas podem ser utilizadas de maneira genérica e ficam bem em qualquer cômodo. E tem outras que ficam perfeitas!

É o caso dessas xícaras e canecas que ficam simplesmente incríveis quando utilizadas como peças de decoração para copa e cozinha. Consegue imaginar na sua?

 

Luminária feito com xícara e pires para armário da cozinha

Um jogo de xícaras e pires servindo como luminárias é ou não é inovador? (Foto: Café Meridiano)

 

E não precisa manter a linha conservadora com jogos brancos e clássicos se não quiser. Varie com xícaras estampadas e diferentes jogos, essa mescla contribui para uma decoração leve, original e exclusiva!

Afinal, quem mais terá lustres dessa forma iguais aos seus?

 

Luminárias - Pendentes feito com xícaras e canecas variadas

Xícaras grandes, pequenas e canecas vão transformar a iluminação do seu cômodo! (Foto: Cozinha Itatiaia)

 

Canecas como peças de iluminação

Canecas como peças de iluminação vão tornar perfeito o momento para aquele cafezinho. (Foto: Oishiii Desu)

 

Tá achando que a criatividade parou por aí? Vem que tem muito mais!

 

5 – Chapéus

Da cozinha para o closet! Já pensou em utilizar chapéus como luminárias na sua decoração? Pois acredite, eles ficam lindos!

 

Luminária - Pendente chapéu coco

Fazendo um furo na parte de cima do chapéu, é possível passar o fio e plugar a lâmpada para transformá-lo em luminária. (Foto: Elo7)

 

Tem chapéus em bom estado e sem uso sobrando em casa? Aproveita pra investir nessa iluminação linda e exclusiva!

Chapéu coco, de palha, femininos, masculinos, vale tudo na hora de decorar e modificar sua peça!

 

Luminária feito com Chapéu de palha

Que tal uma luminária assim no seu quarto ou closet? (Foto: Vetorazzi)

 

Luminária feito com Chapéu de palha feminino

Os chapéus dão um ar clássico e muito charmoso às novas luminárias. (Foto: Copy and Paste)

 

Mas se a sua decoração não tem nada de clássica e você adora tendências mais modernas e inesperadas, prepare-se para os próximos modelos!

 

6 – Canos e tubulações

Lembra quando falamos das prateleiras feitas com tubos e conexões? Pois bem, dá pra fazer lindas luminárias no mesmo estilo!

Luminária feito com tubulação

Aproveitar canos para criar uma luminária parecia inimaginável, não é? (Foto: Etsy)

 

Luminária feita com canos e garrafas

Além de usar as conexões, é possível complementar a peça com garrafas, potes e outras formas que customizam e dão ainda mais charme ao objeto! (Foto: Dcore Você)

 

Luminária torneira

O que dizer dessa lâmpada acoplada a uma torneira? Quanta criatividade! (Foto: Morar Sozinho)

 

Luminária prateleira feito com canos

E por que não unir prateleiras e luminárias? Uma única peça pode cumprir muito bem os dois papeis! Funcional, não? (Foto: Pinterest – Atelier Industrial)

 

Pra reunir todos os tipos de modelos e tendências de luminárias, vamos ver mais um exemplo que custa bem baratinho e todo mundo pode fazer!

 

7 – Colheres e Garrafa Pet

Olhe bem para este próximo modelo. Dá pra acreditar que é um lustre artesanal e inteiramente reciclável?

 

Luminária feito com colheres

Materiais baratos e recicláveis podem criar uma verdadeira obra de arte! (Foto: Pensamento Verde)

 

Esse lustre incrível é feito apenas com colheres descartáveis de plástico e uma garrafa pet grande, como esses galões de 5 ou 8 litros de água. Para este modelo precisaremos somente da cabeça da colher, sem as hastes.

Basta remover o fundo da garrafa e colar as colheres por toda a embalagem, deixando a boca do galão livre por onde passará o bocal da lâmpada e a fiação depois. Para não restar dúvidas, siga o passo a passo da imagem!

 

Como fazer uma luminária com colheres

Com colheres de plástico, garrafa e cola quente, dá pra fazer um lustre incrível! (Foto: Pinterest – Faça Você Mesmo)

 

Se quiser uma ideia ainda mais fácil, coloque luzes ou pisca-pisca dentro de uma garrafa pet transparente ou até mesmo colorida e veja que efeito lindo ela produz!

 

Luminaria com garrafa Pet

As luzes e a luminária podem acompanhar as cores e a tendência decorativa do seu ambiente. (Foto: Olhinhos da Caju)

 

Mas se o seu objetivo é investir um pouco mais na iluminação do ambiente, o próximo modelo vai conquistar você!

 

8 – Mapa Mundi e globo terrestre

Para os turistas de plantão, mochileiros, amantes de viagens ou simplesmente adeptos de uma decoração de estilo e bom gosto, se liga nessa dica maravilhosa!

Expresse toda a sua paixão pelo mundo e seus lugares incríveis com uma luminária em formato de mapa mundi ou de globo terrestre. A ideia é super original e o resultado fica fantástico, olha só!

 

Luminária Mapa Mundi

Que tal esse painel luminoso em formato de mapa? Lindo! (Foto: Pinterest – Casa Decor)

 

Para produzir essa luminária, basta um painel de madeira, pode até ser MDF pra baratear um pouco o custo, e mandar fazer a parte elétrica com vários bocais para lâmpadas. A disposição e a quantidade de luzes quem define é você.

Uma luminária diferente que está longe de ser apenas um item de iluminação, né? Está muito mais para um belíssimo elemento decorativo!

Além do painel, dá pra complementar a decoração do ambiente com lustres e abajures em formato de globo terrestre, dá uma olhada que bacana:

 

Os lustres de globo terrestre

Os lustres de globo terrestre representam bem a paixão pelo mundo, não? (Foto: Pinterest – Arquitrecos)

 

Luminária meio globo

Fica como sugestão usar essa decoração num escritório ou quarto para leitura e estudo. Uma graça! (Foto: Garota Criatividade)

 

Para outros cômodos da casa, como o quarto dos filhos, por exemplo, veja o que vem por aí!

 

9 – Skate

Mais uma ideia que já utilizamos como prateleiras e agora podemos reaproveitar como luminária é o uso de skates na decoração.

Inclusive, podemos usar a parte de cima do skate, que é aquela prancha chamada shape, para colocar apetrechos sobre ela e torná-la uma prateleira, substituindo as rodas por lâmpadas.

Uma outra ideia é suspender o skate, como uma espécie de lustre, para que as luzes fiquem mais no alto. Muito criativo!

 

Luminária Skate

Substituindo as rodas do skate por uma alimentação elétrica adequada, transformamos um skate num incrível lustre! (Foto: Catraca Livre)

 

Luminária Skate na parede

Uma outra variação desse tipo de luminária é fixar o skate na parede. Fica bem interessante também, não? (Foto: Pinterest – Boredart)

 

Ainda seguindo essa mesma linha de decoração moderna e criativa, já pensou em utilizar rodas de bicicletas como luminárias? Veja o que dá pra fazer com elas.

 

10 – Roda de Bicicleta

Utilizar rodas de bicicletas, motos, automóveis e afins sempre é um estilo arrojado de decoração, além de trazer modernidade e originalidade ao ambiente.

 

Luminária com roda de bicicleta

O efeito de luzes ao redor de toda a circunferência das rodas é impressionantemente belo! (Foto: Casa Abril)

 

Com as rodas, você pode investir em luzes ao redor do contorno, enrolada nas grades, lâmpadas maiores a uma certa distância fixa uma da outra ou também utilizar apenas uma lâmpada principal no centro do eixo.

De qualquer forma, fica um charme!

 

Luminária feito com placas e roda de bicicleta

As rodas podem ser trabalhadas com o pneu ou somente com o aro. Esta foi customizada com diversas placas de várias cores e uma lamparina de pouca intensidade para completar o estilo rústico da peça. Perfeita, não? (Foto: Pinterest)

 

Luminária com Pneu de bicicleta

Este modelo utilizou até mesmo o pneu da bicicleta com várias lâmpadas ao redor e ficou um arraso! (Foto: Casa Aberta)

 

Quando nós falamos que o céu é o limite para a decoração, estamos falando que qualquer objeto pode ser um elemento potencialmente decorativo. Não acredita? Olha só!

 

11 – Escorredor de Macarrão

Um escorredor de macarrão como luminária? Sim! E o resultado é inesperado, pode acreditar: bonito, prático e muito funcional!

 

Luminárias feitas com escorredor de macarrão

Quem diria que um simples escorredor de macarrão poderia ser aproveitado como um item de iluminação? (Foto: Pinterest – Sua Melhor Decoração)

Luminária feita com escorredor de macarrão - Passo a Passo

Os escorredores são ideais para aquele tipo de iluminação sobre uma mesa ou bancada, ao melhor estilo de cozinha americana. A luz baixa sobre a mesa propiciada pela disposição do lustre gera um ar mais acolhedor, intimista e confortável que agrada a este tipo de ambiente.
Para fazer, é necessário abrir um orifício maior no fundo do escorredor por onde passará a fiação e o bocal da lâmpada. Os furinhos naturais do objeto já cumprirão automaticamente a função de distribuir a luz na medida ideal!

 

Você pode optar pelas peças coloridas e até fazer uma composição de diferentes cores de escorredor. Se quiser fazer por uma linha mais sóbria, pode utilizar o escorredor metálico mesmo ou de cores neutras como o branco.

 

Luminária feita com escorredores variados

As luminárias feitas com escorredor conferem charme e criatividade à cozinha. (Foto: We Share Ideas)

 

E não são só os escorredores de macarrão que podemos transformar em luminárias criativas. Existem várias possibilidades de inovar com outros utensílios culinários!

 

12 – Batedores de batedeira

Da mesma forma que os escorredores de macarrão, podemos adaptar partes de uma batedeira para transformar em luminária. É possível utilizar o batedor globo e criar uma iluminação mais singela, de pouca intensidade e de muito charme.

Para isto, é necessário pendurar os batedores em hastes para que fiquem como um lustre. Depois, é só incluir dentro deles pequenas velas de tamanho compatível que ficarão presas às grades do objeto.

Parece simples, mas fica muito bonito, olha só!

 

Luminárias feitas com batedores

As luminárias feitas com batedores são ou não são uma graça? (Foto: Revista Donna)

 

Luminárias feitas com batedores

Esse tipo de iluminação dá um toque especial para ambientes como copa e cozinha, com simplicidade e muito charme. (Foto: Homens da Casa)

 

É incrível como a gente pode aproveitar quase tudo, né? E ainda não acabou!

 

13 – Ralador

Mais um utensílio de cozinha super legal pra adaptar como lustre e luminárias de parede são os raladores!

Assim como o escorredor de macarrão, o ralador propicia a passagem de luz através das pequenas aberturas naturais do objeto, criando uma iluminação confortável e convidativa.

 

Luminária feita com ralador de alimentos

Fixados a uma barra de madeira, os raladores se tornam lustres diferenciados e muito bonitos! (Foto: Pinterest – Simples Decoração)

 

Luminária feito com ralador de alimentos

Além de lustres, uma ideia bem bacana é colocar os raladores na parede para que se tornem luminárias laterais. Uma graça, não? (Foto: Blog da Arquiteta)

 

Partindo para uma linha mais despojada, casual e moderna, vamos conhecer uma decoração incrível para o quarto dos filhos!

 

14 – Cesta de basquete

Quem tem filhos adolescentes e pré-adolescentes sabe que eles tem um estilo próprio para personalizar o ambiente deles. As peças e móveis mais comuns e costumeiros do dia-a-dia não agradam muito ao gosto dos jovenzinhos, não é mesmo?

Para não cair na insatisfação deles e ainda agradar a nós mesmos, dá pra investir numa decoração diferente com luminárias que certamente seus filhos vão amar!

Uma ideia para quem gosta de esportes é fazer com que os itens de iluminação lembrem algo relacionado, como bolas e afins. Olha que interessante como essa luminária se tornou uma cesta de basquete!

 

Luminária Cesta de Basquete

Um lustre em formato de globo, desses comuns, fixado a um painel com uma cesta de basquete em volta. Está pronta uma luminária super criativa! (Foto: Morar Sozinho)

 

Luminária cesta de basquete

Esta simula a própria bola de basquete presa a um lustre no teto. Diferente, né? (Foto: Ali Express)

 

Para quem quer diversificar com objetos inusitados e descolados, tem mais uma ideia bem legal!

 

15 – Instrumentos Musicais

Utilizar instrumentos musicais na decoração é mais uma dica que já demos quando falamos de prateleiras criativas. E como luminárias eles também ficam incríveis!

 

Luminárias feito com braço de violão

O braço do violão se tornou um abajur muito original! (Foto: Coisitas e Coisinhas)

 

Luminária feita com violão

Para quem gosta de violão, esse modelo é uma variação que também agrada, não é? (Foto: Criativo e Simples)

 

Luminária feita com tambor de bateria

Que tal esse tambor de bateria compondo uma luminária de chão? Interessantíssimo! (Foto: Blog Daniela Ribeiro)

 

Luminária feita com instrumento de sopro

Para os amantes dos instrumentos de sopro, essas opções de luminárias são de brilhar os olhos! (Foto: Criativo e Simples)

 

Esse tipo de decoração fica perfeita em cômodos como escritórios e salas de estudo, não é? Na sala de TV também vai bem, porque toda luminária que produz luz de baixa intensidade combina com esses ambientes.

Opções lindas de luminárias não faltam para decorar e iluminar sua casa! Já escolheu sua preferida?

 

por Camila Viol.

 

Fontes: Bluelux | DCore Você | Revista Donna | Artesanato e Reciclagem | Arquitrecos | Vai com Tudo

COMUNICADO

Prezado Cliente,

A HF Urbanismo está ao seu lado para enfrentar o novo coronavirus (COVID-19) e a insegurança causada pela pandemia.

Esteja atento às dicas de prevenção, pois o momento agora é de conscientização e muito em breve será de superação. Queremos que você tenha certeza de que pode contar com a HF Urbanismo para manter seu investimento / sonho sem que isso se torne uma preocupação.

Por isso, você está recebendo este comunicado para ficar ciente de que a HF Urbanismo estará enfrentando essa situação junto com você e lhe concederá desconto de 10% (dez por cento), para pagamentos pontuais, no valor do próximo vencimento/parcela, bastando para tanto que faça contato através dos seguintes meios:

Email: [email protected]; [email protected];
Telefones (43) 3373-7979 e (43) 3323-6963

Acaso tenha perdido o vencimento da parcela deste mês, mas queira manter seu pagamento em dia, entre em contato para negociar a situação. A equipe da HF Urbanismo segue totalmente à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente.
Data 25/03/2020.
HF Urbanismo.